Festivale : Festival da Cultura do Jequitinhonha, Joaíma, MG · 21/7 a 28/7
Vetruviano Pscodelico · Belo Horizonte (MG) · 9/5/2007 15:59 · 94 votos · 4 ·
1overponto
Vídeo
O COral das Lavadeiras de Almenara: uma das atrações culturais do Vale(77 Kb)
-->O Festivale teve suas origens no “I Encontro de Compositores do Vale do Jequitinhonha” promovido pelo jornal Geraes em 1979 na cidade de Itaobim. O Geraes foi criado em 1978 por Carlos Figueiredo, George Abner e Tadeu Martins. Seu objetivo era dar vez e voz ao povo do Vale, sua cultura, seus sonhos e sua luta por melhores condições de vida. O Encontro reuniu 22 compositores vindos de 15 cidades da região. O final do evento deixou claro para os produtores que a cultura do Vale necessitava de mais espaço, o festival precisava ser maior e mais diverso, contando com várias outras coisas além da música.O Festivale exibe todos os anos a arte do Jequitinhonha, marcando definitivamente um contraste de um povo que sofre com o descaso governamental e má destribuição de renda, mas que conserva seu caracter festeiro que traduz seu viver em sua arte. Durante o Festivale ocorre apresentações de artsitas consagrados, este ano vão se apresentar nomes como, Titane e Maurício Tizumba. Além disso ocorre também feira e oficinas de artesanto e teatro....
tags: Joaíma MG cultura-e-sociedade jequitinhonha vale cultura musica arte
onde fica
O Festivale tem um caracter intinerante, todo ano um município do vale recebe nossa cultura. Este ano será na cidadede Joaíma onde ja aconteceu eu estava la para conferir..
[ANÁLISE]
O Festivale acontece todos os anos em cidades difrentes no vale do Jequitinhonha, tem varios cantores, compositores da região monstrando seus trabalhos e monstrando a cultura da região.O Festivale tem o objetivo de incentivar a cultura, tem demontração de dançãs folcloricas, o coral das lavadeiras de Almenara entre varios outros artistas, acontece por uma semna, durante o dia eles demonstram o artesanato, em barracas.
[ Proposta]
Que o Festivale deveria julgar mais, em jornais, sites, radios, para que os municipios do vale pudessem participar. As Prefeituras dos municipios proximos que acontece o Festivale deveriam disponibilizarem onibus, para que as pessoas irem e divulgarem seus trabalhos como o artesanato, poesia que compoe poucos que tem essa oportunidade no Festivale.
sexta-feira, 7 de setembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário