sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Feira de artesanato do vale do Jequitinhonha

Feira de artesanato do Vale do Jequitinhonha
Através do Programa Pólo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha, iniciado em 1997, a UFMG reafirma sua presença em uma das regiões mais carentes do Estado de Minas Gerais. O Programa está dividido em cinco áreas: Desenvolvimento Regional e Geração de Ocupação e Renda, Meio Ambiente, Cultura, Saúde e Educação.A área de Desenvolvimento Regional e Geração de Ocupação e Renda tem o artesanato como uma de suas principais bases. Entretanto, uma das dificuldades do artesão é exatamente expor e vender sua produção. Neste sentido, a parceria entre a UFMG e as Prefeituras dos municípios participantes do Programa Pólo cria a oportunidade de negociação dos produtos, através da Feira, que é também uma forma de divulgação do trabalho artesanal do Vale do Jequitinhonha. A primeira edição foi realizada em 2000, como uma das atividades integrantes da Semana do Conhecimento.
Durante o evento, na Praça de Serviços do Campus Pampulha, acontecem diariamente apresentações de artistas e grupos artísticos do Vale do Jequitinhonha e da UFMG, sempre às 12 horas. A feira dura cinco dias e é aberta ao público em geral.

[ Analise]

Essa feira de artesanato é muito interessante, para ter conhecimentos sobre os valores culturais do Vale do Jequitinhonha, onde artesões podem monstrarem seus trabalhos e vender seus produtos.


[Proposta]
Essa feira de artesanato que acontece na UFMG, para que os atersões da região possa expor seus trabalhos, monstrar a cultura do vale tendo uma parceria com a UFMG as prefeituras dos municipos participantes, porque muitos deles não tem oportunidades de esta expondo por la ser uma região carente, ter pouco apoio do governo. Com essa ideia poderia surgir outras onde os atersões não monstre seus trabalhos so na UFMG mas em outros espaços publicos para as pessoas estarem conhecendo seus trabalhos .

Nenhum comentário: