quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Festival de inverno Ouro Preto e Mariana

Festival de inverno Ouro Preto e Mariana
A Universidade Federal de Ouro Preto e as Prefeituras Municipais de Ouro Preto e Mariana, estão promovendo, de 08 a 29 de julho de 2007, o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes 2007.
O evento pretende revelar aspectos e problemas relacionados às cidades históricas brasileiras e apontar alternativas de preservação para essas cidades, em especial, Ouro Preto e Mariana, através do estímulo ao turismo sustentável, além de possibilitar o intercâmbio de conhecimentos e propostas entre artistas de todas as partes do mundo. pretendemos ainda estimular a criação de novas obras que tenham essas cidades como tema.
O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes se consolida como uma proposta diferenciada de refletir sobre arte e cultura, articulando preservação e invenção.
Tema do Festival
A cada ano, a população escolhe o tema do evento no ano seguinte, o qual é simbolizado por um personagem - arquétipo que se destacou na história e no imaginário popular dessas cidades.
A proposta é que esses temas se tornem novas “veredas”, ou seja, roteiros a se tornarem fontes permanentes de desenvolvimento de saberes e serviços, com aproveitamento sustentável do patrimônio histórico das cidades.
As novas veredas passam a ser incorporadas ao cardápio turístico da cidade.
Tema do Festival em 2007: “CHICO REI” e a cultura negra.



Programa desenvolve turismo no Vale do Jequitinhonha


SUGESTÃO DE CABEÇA: Famílias de pequenas comunidades do Vale do Jequitinhonha estão de portas abertas para os visitantes. É o Programa Turismo Solidário, do Governo de Minas, que vai desenvolver o turismo na região e gerar renda para a população. OFF: Há 14 anos, Gláucia mora na Vila Mato Grosso. Na casa simples, vive com o marido e os filhos. A partir de agora, a família vai receber visitas com freqüência. Ela se inscreveu no Programa Turismo Solidário, do Governo de Minas. Depois de passar por um curso de capacitação em receptivo familiar, as portas estão sempre abertas aos turistas. SONORA: Gláucia Maria Campos, Professora OFF: O Programa Turismo Solidário foi idealizado e implementado pelo Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado Extraordinária para Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas (Sedvan). Pequenas localidades com potencial turístico foram selecionadas e as famílias capacitadas para receber turistas. SONORA; Elbe Brandão, Secretária da Sedvan OFF: O Programa vai atrair mais turistas e trazer desenvolvimento para o Jequitinhonha. Os receptivos familiares garantem uma boa estadia para quem deseja conhecer a região. Em Capivari, Reinaldo transformou a casa em que vive com a esposa e o filho numa pequena pousada com o charme do fogão a lenha. A renda extra ajuda nas contas de luz e da mercearia. Ele conta que muitas vezes, o turista acaba virando um amigo. SONORA: Reinaldo Ribeiro, Trabalhador Rural PASSAGEM: O Vale do Jequitinhonha tem muitos atrativos a serem explorados pelos turistas. Esse lugarejo, por exemplo, tem uma curiosidade: não tem moradores, é uma vila ritualística. Só uma vez por ano ela é habitada na festa de Nossa Senhora das Dores. SONORA: Rafael Deslandes Ribas, Agente de Turismo OFF: Além das belezas naturais e históricas, o Turismo Solidário quer chamar atenção para a riqueza cultural do povo do Vale. Os receptivos familiares são uma oportunidade de troca de experiências.

Nenhum comentário: